Câmara de Guimarães desenvolve campanha de promoção do Ensino Profissional

  • Publicado em Sociedade
Mais de duas dezenas de cursos disponíveis

A Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver uma campanha de promoção dos cursos de Ensino Profissional, visando contribuir para os normativos definidos pelas Entidades Educativas Reguladoras nacionais e internacionais, com o objetivo de cumprir as informações oriundas das instituições e dos Órgãos da União Europeia.

O enquadramento legislativo das metas do Ensino Profissional, no âmbito do “Quadro Estratégico para a Cooperação Europeia no domínio da Educação e Formação 2020 (2009)”, define como meta de 50% para a frequência do ensino profissional até ao ano 2020.

Perante a oferta, informa-se que os cursos de Ensino Profissional são um dos percursos do nível secundário de educação com uma forte ligação ao mundo laboral/profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial, sem descurar a possibilidade de prosseguir os estudos no Ensino Superior, nomeadamente através dos Cursos TESP – Técnicos Superiores Profissionais, cuja oferta provida pelas Instituições de Ensino Local se encontra alinhada com a oferta promovida no secundário profissional.

A autarquia tem definido uma estratégia de promoção destes cursos ao nível do concelho, mas também numa dimensão territorial através da concertação com a CIM do Ave, envolvendo os Municípios de Vizela, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Famalicão, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.

Em Guimarães são mais de duas dezenas de cursos disponíveis, em áreas como Saúde, Ciências Informáticas, Hotelaria e Restauração, Turismo, Comércio, Desporto, Marketing, Audiovisuais, entre outros.

Fique a conhecer os cursos do Ensino Profissional disponíveis nas escolas do concelho de Guimarães.