Confraria do Vinho Verde assinala 30º aniversário na cidade de Guimarães

  • Publicado em Sociedade
Daqui a pouco

As comemorações do 30º aniversário da Confraria do Vinho Verde são assinaladas este sábado, dia 5 de maio, com um programa a decorrer em Guimarães. Trata-se de um regresso às origens, uma vez que esta Confraria foi fundada precisamente na Cidade-Berço. 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, estará presente na sessão solene, às 10h00, no Paço dos Duques de Bragança, para ser entronizado como Confrade Honorário. Na mesma ocasião será formalizada a intenção de a Câmara Municipal assumir a qualidade de Mecenas da Confraria. Segue-se, entretanto, o desfile até à Câmara Municipal e receção nos Claustros, onde será servido um Verde de Honra.

A Confraria do Vinho Verde é uma das mais antigas e maiores Confrarias Báquicas de Portugal. Conta com cerca de 600 confrades e tem por objetivo dignificar a vinha e o vinho em toda a região demarcada do Vinho Verde, cuja importância económica não é de mais salientar e, também, estudar e divulgar todo o rico património material e imaterial do Entre Douro e Minho.