Guimarães assinala Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

  • Publicado em Sociedade
Esta segunda-feira

A fachada do Convento de Santa Clara, onde estão situados os serviços da Câmara Municipal de Guimarães, situada no Largo Cónego José Maria Gomes, vai estar iluminada com a cor azul esta segunda-feira, para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

O Movimento Light it Up Blue consiste na iluminação de vários edifícios, monumentos ou escolas no mundo inteiro, com o intuito de sensibilizar a população para a problemática do Autismo. 

Autismo é um transtorno neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desenvolver relações sociais. Uma em cada sessenta e oito crianças têm diagnóstico de autismo, havendo um diagnóstico de autismo a cada quinze minutos.

Neste contexto e como vem sendo habitual a Câmara Municipal de Guimarães associa-se ao Movimento Light it Up Blue, que consiste na iluminação em tons de azul de um monumento municipal, com o intuito de sensibilizar a população para a problemática do Autismo alertando para a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, iniciando as comemorações em 2008, ano em que várias entidades se associaram ao movimento “Light it up Blue”, tendo sido instituída a cor azul para identificar esta celebração.