Espetáculo abre comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

  • Publicado em Sociedade
Comemorações até ao dia 11 de dezembro

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, começa a ser comemorado em Guimarães esta terça-feira, 28 de novembro. Sob o lema “Por uma Sociedade Inclusiva e Sustentável”, o programa iniciar-se-á com um espetáculo no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, às 10 horas, que contará com os contributos da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela, CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Cercigui e agrupamentos de escolas de Abação, Abel Salazar, Fernando Távora e João de Meira.

Com entrada livre, este espetáculo terá tradução em língua gestual, permitindo assim que a comunidade surda participe em pleno. Também esta terça-feira, às 17 horas, o CRTIC - Centro de Recursos e Educação Especial da Escola EB 2,3 Fernando Távora vai promover uma ação de divulgação das suas atividades. O Fórum Municipal das Pessoas com deficiência, órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio do Município e que é integrado pelas instituições e agrupamentos de escolas que no concelho desenvolvem atividade da área da de deficiência, junta-se a estas comemorações com um programa alargado de iniciativas. Entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, elementos do Fórum vão realizar debates nas escolas, dando a conhecer as suas histórias de vida e apresentando testemunhos de alunos que frequentam o Centro de Formação da Cercigui.

No dia 6 de dezembro, às 10:30 horas, realizar-se-á a Marcha Inclusiva, com a ampla participação das pessoas integradas nas respostas sociais e nas escolas, que apelarão, uma vez mais, para a necessidade de se observarem os seus direitos. Esta Marcha partirá do Paço dos Duques, atravessará algumas das principais artérias da cidade e concluirá o seu percurso no Largo da Câmara Municipal, com uma largada de pombos e a leitura do Pregão. De 7 a 10 de dezembro, a comunidade de jovens surdos realiza em Guimarães o seu Encontro Nacional, associando-se assim às Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O programa encerra no dia 11 de dezembro com a entrada no relvado dos jovens das instituições e agrupamentos de escolas com os jogadores do Vitória Sport Clube no jogo com o Clube Desportivo Feirense, permitindo assim aos jovens que participam nesta iniciativa um momento de grande satisfação.