Hospital de Guimarães premiado pela evolução clínica no «TOP 5 - A Excelência dos Hospitais»

  • Publicado em Sociedade
Prémio é promovido pela IASIST

O Hospital Senhora da Oliveira foi o vencedor da avaliação de evolução clínica do «TOP 5 - A Excelência dos Hospitais», no seu grupo. Este prémio é promovido pela IASIST, entidade reconhecida internacionalmente na avaliação dos hospitais. Na categoria «Evolução Clínica», o Hospital de Guimarães, em termos de qualidade e evolução, nos últimos 3 anos, foi considerado o melhor do país no seu grupo.

O prémio foi atribuído através da avaliação da evolução em resultados clínicos nos últimos 3 anos, medindo vários indicadores de boas práticas que levam a um melhor desempenho, também conhecido como benchmarking, comparando unidades prestadoras de cuidados de saúde de todo o país.

Esta distinção foi atribuída através dos progressos registados nos resultados clínicos para os doentes, em comparação com outros hospitais do país, como referido. Estiveram em avaliação os principais indicadores na óptica da recuperação dos doentes, nomeadamente mortalidade intra-hospitalar, complicações posteriores do estado de saúde, readmissões, cirurgia de ambulatório (número de doentes operados à luz do que é esperado) e tempo de internamento. 

Esta avaliação tem o apoio do Ministério da Saúde e da Administração Central do Sistema de Saúde. Segundo a entidade avaliadora, «o prémio tornou-se num momento importante no que se refere à Saúde em Portugal e o conceito acabou por assumir um papel relevante, dando indicações do crescimento e da evolução das instituições hospitalares nacionais, públicas e privadas».

A este propósito, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Delfim Rodrigues, referiu, no momento da entrega do prémio, que «esta é uma conquista do Hospital que se deve e que reconhece o empenho e profissionalismo de todos os seus colaboradores, dentro da missão de reconhecimento e respeito pelos doentes. Por ser assim, dedico-lhes este prémio, que é deles. Esta avaliação independente baseou-se em vários indicadores comparativos, num período de três anos, que nos permite afirmar que estamos entre os melhores do país no que toca à evolução dos resultados clínicos. Os cidadãos que o Hospital serve podem estar orgulhosos da qualidade da instituição que têm ao seu dispor, da mesma forma que nós estamos orgulhosos».