Alto Ave. Plano de Contingência Especifico Saúde Sazonal já iniciou

  • Publicado em Sociedade
Entre 01 de novembro e 31 de março

O Plano de Contingência Especifico Saúde Sazonal - Módulo Inverno 2017-2018, já começou. À semelhança dos anos anteriores, o desenvolvimento deste Plano passa pela informação à população e aos profissionais da saúde sobre as medidas para minimizar os efeitos das temperaturas sobre a saúde, pela preparação, na comunidade, de recursos específicos a serem accionados em situações de exposição ao frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, através da comunicação e articulação com as entidades externas e pela intervenção adequada dos Serviços de Saúde junto dos grupos vulneráveis.

Os efeitos da temperatura ambiente sobre o organismo humano, principalmente em situações de eventos extremos, constituem uma área de investigação que tem vindo a ser aprofundada e que apresenta o maior interesse para o setor da saúde, tendo em vista, nomeadamente, o desenvolvimento de sistemas de alerta e resposta que permitam minimizar os impactes sobre a morbilidade e a mortalidade humana.

A população da área geo-demográfica do ACES do Alto Ave, que compreende os concelhos de Cabeceiras de Basto, Guimarães e Vizela, Fafe e Mondim de Basto, está exposta, quer de forma direta quer indireta, às alterações climáticas em curso, sendo diversos os impactos na saúde, designadamente ao nível do aumento da mortalidade e da morbilidade por doenças cardiovasculares, respiratórias e infeciosas. 

A finalidade do Plano é prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e de infeções respiratórias, na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular.

Será mantido um fluxo de informação, sempre que considerado necessário/adequado face às condições climatéricas sobre os efeitos do frio intenso na saúde e com recomendações específicas tendo em atenção os grupos mais vulneráveis ou com características particulares.

O presente Plano é ativado em Portugal Continental entre 01 de novembro e 31 de março, podendo ser alargado em função das condições meteorológicas verificadas.