Romaria Grande de S. Torcato levou milhares à vila (vídeo)

  • Publicado em Sociedade

A tradicional Romaria Grande de S. Torcato, realizada em homenagem ao milagroso santo que dá nome à vila e uma das festividades que mais pessoas atrai a S. Torcato, levou milhares aquela vila ao longo do fim de semana. Crentes acorrem à Fonte do Santo conhecida por ter poderes milagrosos ou medicinais.

Desde 1852, que, no primeiro Domingo de julho de cada ano, se realiza a Romaria Grande de São Torcato, que, historicamente, é considerada uma das maiores e mais concorridas romarias do Minho. Nesta Romaria comemora-se a solene trasladação do corpo de São Torcato da Igreja Paroquial para o seu Santuário.

Sendo organizada pela Irmandade de São Torcato, esta romaria inclui um vasto programa religioso durante toda a semana que a antecede. Este evento inclui, além dos atos religiosos específicos, como novenas, destacando-se uma majestosa procissão, na qual se incorpora um desfile de carros alegóricos alusivos à vida do Santo, inclui muitas outras atividades e diversões, designadamente arraiais, concertos de música e majestosos fogos de artifício.



[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]