Comunidade Intermunicipal do Ave investe 5,7 ME no combate ao insucesso escolar

  • Publicado em Sociedade
A partir de setembro

A Comunidade Intermunicipal do Ave vai investir 5,7 milhões de euros num plano integrado de combate ao insucesso escolar.

Em comunicado, a CIM do Ave acrescenta que o plano vai ser implementado, a partir de setembro, nos estabelecimentos escolares dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O plano prevê o desenvolvimento de um total de 26 projetos, 17 dos quais de caráter municipal, que atendem a realidades de cada município.

Os restantes nove são intermunicipais, contando-se entre estes o Hypatiamat e Litteratus, que visam a melhoria do sucesso escolar nas disciplinas da matemática e língua portuguesa, respetivamente.

O Curtir Ciência tem por objetivo promover a cultura científica e o Mais Cidadania aposta na utilização tecnológica.

O plano prevê ainda a implementação de salas de aula do futuro, a educação parental e o empreendedorismo.

Citado no comunicado, o secretário intermunicipal da CIM do Ave, Gabriel Pontes, sublinha que o plano surgiu na sequência de "um trabalho de levantamento rigoroso das necessidades da região a vários níveis, com particular destaque no que diz respeito à educação e necessidades formativas".

Leonel Rocha, um dos coordenadores do plano e vereador da Câmara Municipal de Famalicão, refere que o plano se enquadra num "aturado trabalho" desenvolvido pelos Municípios da CIM do Ave em "parceria estreita" com os agrupamentos de escolas da região.

Segundo Leonel Rocha, o insucesso escolar no conjunto dos municípios da CIM do Ave “está em linha” com a média nacional e vai ser combatido "a montante", no 1.º ciclo.

O plano de combate ao insucesso escolar do Ave é comparticipado em 85% pelo FEDER.