Hospital de Guimarães debate absentismo de crianças e jovens

  • Publicado em Atualidade
Esta terça-feira

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, organiza a primeira Reunião Interdisciplinar «Cruzadas», com o tema «Absentismo». O evento tem lugar esta terça-feira, 21 de março, no Auditório do Hospital, e irá concentrar-se em três painéis principais: «Absentismo e Escola», «Absentismo e Direito» e «Absentismo e Saúde» . 

A equipa que trabalha com a população infantojuvenil no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital refere que o principal objetivo da reunião é definir as linhas de orientação para a intervenção em casos de absentismo escolar e, desta forma, conseguir uma resposta mais eficaz e abrangente. 

Segundo a pedopsiquiatra do hospital, Virgínia Rocha, "a equipa tem sentido a necessidade de uma cooperação mais próxima com diferentes profissionais da área geográfica a que pertence esta população. A preocupação e importância na aproximação das várias disciplinas é de longa data e promovida desde o início da Especialidade Médica de Pedopsiquiatria, pelo bem conhecido Médico Pedopsiquiatra e Pedagogo João dos Santos".

Na reunião será promovido o conhecimento de diferentes realidades, a partilha de experiências e a procura de uma linguagem comum, com o intuito de beneficiar os profissionais envolvidos e contribuir para a criação de uma melhor resposta para as crianças e adolescentes que apresentam sinais e sintomas de sofrimento psíquico. 

A este propósito da psicóloga da equipa do hospital, Sara Flores, refere que "numa parte da reunião, teremos a discussão de casos práticos onde serão analisados, em conjunto com as várias entidades envolvidas, soluções para o absentismo. Efetivamente, pretendemos juntar todas as entidades ligadas à questão do absentismo escolar: cuidados de saúde hospitalares, cuidados de saúde primários, escolas, CPCJ, tribunal e Segurança Social. O absentismo existe quando há um padrão recorrente de faltas do aluno. Para dar as respostas mais adequadas ao mesmo, é necessário agilizar e otimizar os canais de comunicação entre as várias entidades envolvidas e fazer um trabalho multidisciplinar para obtermos resultados mais positivos e produtivos. Em última instância, o objetivo desta Reunião é reduzir as taxas de absentismo escolar".

[ Artigo originalmente publicado no dia 18.03.2017 e atualizado esta terça-feira, 21.03.2017 ]