Hospital de Guimarães faz recomendações à população nesta época de frio

  • Publicado em Sociedade
Utilizar a linha SAÚDE24 antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães emitiu um comunicado onde indica algumas recomendações sobre como agir nesta época de frio e gripe, no sentido de melhor servir os doentes que acedem aos seus serviços.

Comunicado:

“Nesta época de frio e gripe, estamos a aconselhar os doentes a utilizarem a linha SAÚDE24: 808 24 24 24, antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência. Esta linha responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas. A linha realiza triagem, aconselhamento e encaminhamento; aconselhamento terapêutico; assistência em saúde pública; assim como informação geral de saúde.

É fundamental que os doentes utilizem de forma preferencial esta linha de apoio, em detrimento da sua deslocação física ao Serviço de Urgência. Se o caso necessitar de observação médica, o doente será encaminhado para o Serviço de Saúde mais adequado. Trata-se de garantir que se libertam os meios clínicos necessários para atendimento aos casos realmente prioritários, em vez de se congestionar os serviços com doentes não urgentes. Realça-se que cerca de 40% dos doentes que recorrem ao Serviço de Urgência do Hospital de Guimarães são classificados como doentes não urgentes.

Em alternativa, e conforme informações disponibilizadas pelo ACES do Alto Ave, relembramos que os doentes devem recorrer preferencialmente aos cuidados de saúde primários (Centros de Saúde e respetivas USF)”.