Guimarães acolhe o III Encontro Internacional sobre Património Industrial e sua Museologia

  • Publicado em Sociedade
Até este domingo

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães e a Sociedade Martins Sarmento vão receber, este sábado e domingo, 14 e 15 de novembro, sábado e domingo, o III Encontro Internacional sobre Património Industrial e sua Museologia.

Organizado pelas duas instituições, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Associação Portuguesa para o Património Industrial, o evento pretende contribuir para a consolidação do Património Industrial e da sua Museologia, fomentando a partilha de experiências entre os investigadores que se dedicam a esta temática, por forma a avaliar o estado actual dos conhecimentos e realizações que têm sido desenvolvidas, nomeadamente no que respeita às iniciativas museológicas realizadas em Portugal e no estrangeiro.

Para além do interesse que a discussão destas temáticas suscita, a realização do certame na Cidade-Berço suscita um particular interesse, tendo em consideração o facto da autarquia vimaranense se encontrar a preparar a extensão da área classificada como Património da Humanidade pela UNESCO à Zona de Couros, um dos mais significativos conjuntos patrimoniais da indústria de curtumes a nível internacional.

As duas primeiras edições da iniciativa decorreram em Lisboa, em 2000 e 2003. Após um interregno, surgiu a ideia de se dar continuidade a esta iniciativa, organizando o III Encontro em Guimarães, na sequência do êxito da exposição sobre cutelarias organizada em 2013 pela ACIG, no âmbito das comemorações do seu 150º aniversário.

Depois das sessões de apresentação de comunicações no sábado, por parte de participantes nacionais, espanhóis e brasileiros, este domingo irão decorrer visitas a sítios e museus relacionados com o património industrial (Zona de Couros e outros locais de relevante património industrial).

[ Programa ]

Dia 14 de novembro, sábado

9h30 (auditório da ACIG)
Recepção aos participante e convidados, seguida da sessão de abertura e primeira série de comunicações.

14h30
1ª secção de comunicações (no auditório da ACIG)
2ª secção de comunicações (Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento)

Dia 15 de novembro, domingo

9h30
Visita ao conjunto de Couros, orientada pelo Prof. José Lopes Cordeiro e pela Mestre Elisabete Pinto.

[ Artigo originalmente publicado no dia 05.11.2015 e atualizado este domingo, 15.11.2015 ]