Município sensibiliza estudantes de Guimarães para projetos de Voluntariado Jovem Europeu

  • Publicado em Sociedade
Esta terça e quarta-feira em escolas secundárias

A Câmara Municipal de Guimarães, através do Banco Local de Voluntariado de Guimarães, em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, vai desenvolver esta terça e quarta-feira, 20 e 21 de outubro, duas ações de promoção do Voluntariado Jovem Europeu, orientadas para os alunos das escolas secundárias de Guimarães. A ação contará com a participação da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, e com representantes da Delegação de Guimarães da Associação de Solidariedade Social dos Professores.

Esta terça-feira, pelas 10 horas, decorrerá a primeira sessão do dia, no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão, com a participação de alunos da Escola Profissional Cenatex. A iniciativa terá continuidade na Escola Secundária Santos Simões, abrangendo estudantes de três turmas (11h40). Já na quarta-feira, dia 21, serão desenvolvidas, durante todo o dia, três sessões, na Escola Profissional Cisave (10h10), na Escola Profissional Profitecla (11h30) e na Escola Secundária Martins Sarmento (14h30), respetivamente.

No conjunto dos dois dias, cerca de 300 jovens estudantes terão oportunidade de ver esclarecidas questões relacionadas com a prática de voluntariado na Europa, sendo transmitidas informações específicas acerca do Serviço de Voluntariado Europeu. Com uma duração estimada de 1 hora e 30 minutos, a realização destas ações num espaço informal de debate pretendem motivar os jovens para as diferentes áreas do voluntariado, criando sinergias para fomentarem a participação social e a cidadania ativa.

No passado dia 02 de outubro, recorde-se, decorreu uma ação de sensibilização direcionada às organizações e instituições de Guimarães com projetos de voluntariado. Na oportunidade, foi destacado o envolvimento das instituições e foi reafirmada a importância da aposta num trabalho colaborativo e em rede, de forma a permitir a implementação, a curto prazo, de projetos de acolhimento e de envio de voluntários jovens a nível europeu.