Câmara de Guimarães premiada com Bandeira Verde “Município ECOXXI 2015”

  • Publicado em Sociedade
Único “Eco-Município” da região

O concelho de Guimarães foi premiado como Município Sustentável, tendo recebido esta sexta-feira, 18 de setembro de 2015, em Sesimbra, o galardão “ECOXXI 2015 - Bandeira Verde”, uma distinção enquadrada no Programa de Educação para a Sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e dirigido aos municípios enquanto agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

Na primeira vez que a Câmara Municipal de Guimarães se candidatou ao programa “Município ECOXXI”, obteve uma pontuação de 74% na classificação dos 21 indicadores que distinguem a adoção de boas práticas, políticas e ações ambientais em torno de temas considerados determinantes, tais como limpeza urbana, recolha de resíduos, reciclagem, água, participação ativa, conservação da natureza, educação ambiental, mobilidade, energia, turismo e ordenamento do território, entre outros.

Na edição deste ano, candidataram-se 43 municípios, estando apenas quatro acima dos 80%, o que significa que Guimarães integra o grupo dos 10 primeiros. «Com tantos projetos que temos em curso, rapidamente atingiremos o topo num curto espaço de tempo, pois a candidatura, apesar de ser do ano 2015, apenas considerou os indicadores, projetos e ações referentes a 2014. Tendo em conta que nos voltaremos a candidatar nos próximos anos, existe uma boa margem de progressão e melhoria», disse Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães, que recebeu o prémio em Sesimbra em representação de Domingos Bragança.

Percurso para a sustentabilidade

As candidaturas são pontuadas e somente os municípios que obtêm uma pontuação acima dos 50% é que recebem a Bandeira Verde. As pontuações entre os 40 e 50% dão direito a certificado e abaixo de 40% uma folha de participação. «Este é mais um passo importante para consolidar a nossa candidatura a Capital Verde Europeia», reafirmou o Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, com competências delegadas na área do ambiente.

O índice “ECOXXI” sintetiza o resultado obtido em cada ano pelos municípios. Para além de uma ferramenta de gestão da sustentabilidade possibilitada pelos 21 indicadores e 54 sub-indicadores que o compõem, este programa da Associação da Bandeira Azul da Europa pretende traduzir o caminho a percorrer para atingir a meta dos 100%, ou seja, o percurso da sustentabilidade.