Fest'in Folk Corredoura promove folclore de diferentes culturas

  • Publicado em Lazer
Entre os dias 6 a 12 de agosto

O Grupo Folclórico da Corredoura leva a cabo mais uma edição do Fest'in Folk Corredoura, entre os dias 6 a 12 de agosto, com um programa recheado de espetáculos, paradas e desfiles diversificados em diferentes espaços da cidade de Guimarães e Vila de São Torcato.

"Este festival visa a promoção da cultura e tradições de raiz popular permitindo, também, aos vimaranenses e a todos os que nos visitam, o contacto com tradições de outras nacionalidades", apontou o presidente do Grupo Folclórico da Corredoura, Henrique Macedo, tendo em linha de conta a participação de grupos oriundos de outros países como a Argentina, Colômbia, Polónia e Guiné Bissau.

"Será uma semana de muita cor e movimento, onde se destaca a diversidade do programa pelo arrojo revelado pela organização em introduzir inovação e capacidade de surpreender, valorizando o que é tradição", realçou a Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 30 de julho.

Adelina Pinto destacou a importância de "trazer pessoas de fora que deixam algo em Guimarães e, também, levam algo da nossa terra para os seus países". O Presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, Alberto Martins, evidenciou o reforço desta aposta cultural através da "inovação e projeção do futuro". Vincou ainda a vertente social, através da iniciativa da visita aos lares de idosos no âmbito do Fest'in Folk Corredoura.

Para além de três Galas de Folclore, no Campo de São Mamede, o programa inclui atuações de grupos internacionais em lares de terceira idade, desfile e parada dos grupos pelas ruas da cidade de Guimarães, workshops de danças tradicionais com bailarinos e músicos de diferentes países e ainda a constituição de uma Orquestra Multicultural que irá atuar nas Galas. Destaque ainda para a passarela de trajos internacionais e a exposição/mostras de trajos nos claustros da Câmara Municipal de Guimarães.

O Fest'in Folk Corredoura contará com a participação dos seguintes grupos internacionais: The Song and Dance Ensemble (Polónia), KRAKUS (Argentina), Compañia Internacional 'Desde el Alma' (Colômbia) e Grupo Cultural "Netos de Bandim" (Guiné Bissau). Estarão ainda presentes os grupos nacionais GF Casa do Povo de Gaula (Madeira), Rancho Paroquial de Guifões (Matosinhos), Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, Rancho Folclórico Sociedade Recreativa de Cabeça Veada e Grupo Folclórico da Corredoura.