Multiusos de Guimarães. Já são conhecidos os concorrentes do Festival da Canção

  • Publicado em Lazer

Já são conhecidos os 26 concorrentes que vão a concurso na edição 2018 do Festival da Canção.

O Festival será composto por duas semifinais, que serão realizadas a 18 e 25 de fevereiro, no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa. Depois disso, segue-se a grande final no Multiusos de Guimarães a 4 de março de 2018.

Em cada uma das semifinais estarão a concurso 13 canções. Em cada uma serão apuradas 7, pelo que haverá 14 finalistas em Guimarães.

Os 26 concorrentes são, Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalães, Miguel Ângelo, Francisca Cortesão, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça e Tito Paris.

Seguindo o mesmo modelo de trabalho usado na mais recente edição do Festival da Canção, a RTP lançou um convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita.

O vencedor do Festival da Canção 2017, Salvador Sobral, convidou um compositor nos mesmos termos dos que são lançados pela RTP.

Três lugares nas semifinais foram abertos a concurso. Um deles chega através do programa de rádio “Master Class”, da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados até ao dia 15 de setembro. O júri foi aqui constituído por Tozé Brito (presidente), Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo.

Os outros dois lugares resultam da submissão de canções originais e inéditas, num concurso aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que tenham residência em Portugal. Das 346 submissões recebidas o júri, constituído por António Macedo (presidente), Iolanda Ferreira, João Gobern, Marisa Liz e Miguel Guedes escolheram as propostas de dois compositores.

Tal como no Festival da Canção 2017 serão os compositores a definir a posteriori quais serão os intérpretes das suas respetivas canções.

O vencedor do Festival da Canção 2018 será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018.