Grandes concertos em Guimarães no calendário do Multiusos até ao final de 2015

  • Publicado em Lazer
Programação com nomes sonantes

Oito espetáculos de música nos últimos dois meses do ano ocupam sala de concertos de referência no norte do país. E, no início de 2016, Rui Veloso comemorará em Guimarães 35 anos de carreira.

O concerto dos D.A.M.A, banda sensação da música portuguesa, dá início este sábado, 07 de novembro, a um ciclo de grandes concertos que vão trazer ao Multiusos de Guimarães, até ao final do ano, nomes consagrados da música nacional e internacional. Para culminar um ano de grande sucesso, com espetáculos esgotados de norte a sul do país, os D.A.M.A atuam no Multiusos (22 horas), num espetáculo com uma produção especial de som, luz e vídeo.

No encerramento do ano de 2015, a banda de Lisboa, formada por Francisco Maria Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, vai homenagear os seus fãs com um concerto único que promete muitas surpresas, onde não vão faltar temas como “Balada do Desajeitado”, “Luísa”, “Às Vezes”, entre muitos outros sucessos. Os D.A.M.A foram recentemente distinguidos com o Prémio José da Ponte, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) com o objetivo de distinguir «novos autores musicais que se tenham afirmado recentemente».

Ainda neste mês, no dia 21 de novembro, pelas 22 horas, Guimarães assistirá a um espetáculo de Dulce Pontes, com a sua digressão em Portugal, depois de mais de duas décadas a percorrer os palcos do mundo. Numa viagem pelo fado, folclore, música popular portuguesa, música Galaico-Portuguesa, de Martin Codax a Artur Paredes, de Fernando Pessoa a Horácio Ferrer, de Mikis Theodorakis a Linhares Barbosa, Dulce faz a travessia do Atlântico, tocando as orlas de África e Brasil, com paragem obrigatória em temas que são clássicos da sua extensa carreira.

Na semana seguinte, os Xutos & Pontapés apresentam, no dia 28 de novembro, pelas 22 horas, o espetáculo acústico da digressão “Se me amas”. Em 1995, de uma emissão de rádio, fez-se um disco – Ao Vivo na Antena 3. Agora, vinte anos depois, Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui revisitam esse momento tão singular nas suas carreiras, com o regresso dos “Xutos” ao formato acústico, num encontro feliz e raro, feito de desafio e cumplicidade, entre músicos entregues à essência de canções que fazem parte do património musical do país.

Diversificadas propostas em época natalícia

O mês de dezembro (também) reserva um cartaz de excelência. No dia 05, pelas 22 horas, o Multiusos de Guimarães recebe um concerto de “Zé Amaro - Cowboy Apaixonado”, com vários convidados em palco, na estreia do novo espetáculo ao vivo de um intérprete que se inspira na música romântica, popular e principalmente na música country. O concerto assinalará, também, a apresentação do seu mais recente trabalho de originais com novos temas e novas melodias.

Dois dias depois, a 07 de dezembro, atuam Miguel Gameiro & Pólo Norte, uma das mais emblemáticas bandas portuguesas que escolheu Guimarães como local de encerramento da digressão de 20 anos de carreira. Também a comemorar duas décadas estão os consagrados “The Gift”, cujo concerto no Multiusos acontecerá no dia 12 de dezembro, pelas 22 horas. Distinguidos, entre outros, com o “Best Portuguese Act” nos MTV Europe Music Award, os The Gift surgiram em Alcobaça e editaram sete álbuns de originais (Digital Atmosphere, Vinyl, Film, AM/FM, Fácil de Entender, Explode e Primavera).

Antes do Natal, a 19 de dezembro, também pelas 22 horas, há nova enchente em perspetiva. Anselmo Ralph apresentará o seu novo espetáculo “Vontade de Vencer”. Com produção, cenários e músicas novas, o concerto será intimista e de afirmação do artista perante o público. Para 2016, no dia 13 de fevereiro, sabe-se já que Rui Veloso estará na Cidade-Berço a comemorar os seus 35 anos de carreira com um concerto no Multiusos. Antes disso, o ano de 2015, em Guimarães, encerrará musicalmente no dia 27 de dezembro, pelas 15 horas, com o novo espetáculo infantil “Panda e os Caricas”.