MUNICÍPIO | Guimarães prepara estratégia para se adaptar às alterações climáticas

  • Publicado em Atualidade

camara frenteO Município de Guimarães formalizou um protocolo que tem por objectivo elaborar estratégias locais para a adaptação do concelho a futuras alterações climáticas. O Projecto "ClimAdaPT.Local", assinado esta quinta-feira, 15 de Janeiro, recorre a uma metodologia que parte de um diagnóstico das vulnerabilidades climáticas de cada município, que será efectuado com a ajuda das próprias autarquias.

Definida a estratégia local em cada um dos 26 municípios que assinaram hoje o acordo, o passo seguinte é integrar e aplicar as medidas nos vários planos das autarquias, ao nível da gestão dos recursos hídricos, respondendo da melhor forma a eventuais situações de seca, incêndios florestais, ondas de calor, inundações, entre outros episódios do foro climático.

Uma parte do projecto assenta na formação de dois técnicos no âmbito de um programa relacionado com a adaptação às alterações climáticas ao nível local e na participação da Câmara Municipal de Guimarães no processo que tem em vista a criação da Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas.

O desenvolvimento desta parceria inclui a realização de um segundo seminário nacional, previsto para Abril de 2016, e de três workshops regionais, programados para Abril e Junho de 2015 e Março de 2016, que permitirão transmitir conhecimentos, metodologias e experiências, culminando com a certificação dos técnicos em adaptação local, cujos custos logísticos serão suportados pelo projeto ClimAdaPT.Local.

O segundo momento deste projecto passa pela formação aplicada, que será realizada durante o processo de elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Guimarães, em resultado da participação nas equipas técnicas responsáveis pela sua concretização.