Acordo de cooperação para Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (vídeo)

  • Publicado em Educação
Na Escola Secundária Martins Sarmento

O auditório da Escola Secundária Martins Sarmento acolheu a assinatura do acordo de cooperação para o fomento das carreiras duais, que sentou à mesma mesa a Câmara Municipal de Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento / Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, o Agrupamento de Escolas João de Meira e o Vitória Sport Clube, Futebol SAD. O acordo de cooperação, que contou com a presença de João Paulo rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, é um passo importante para que atletas de alto rendimento possam beneficiar de medidas excecionais que compatibilizem o desporto e os estudos.

A abrir a sessão protocolar, Ana Maria Silva, Diretora da Escola Secundária Martins Sarmento, referiu ser este um dia especial pela enorme honra que significa poder contribuir para a excelência do serviço público de educação. “A presença do senhor Secretário de Estado é sinal da importância deste projeto”, disse. Ana Maria Silva manifestou a convicção de que serão alcançados bons resultados, quer desportivos quer académicos. De seguida, Manuela Ferreira, presidente do Agrupamento de Escolas João de Meira, salientou a resposta diferenciada que este projeto vem proporcionar, tendo referido o papel de relevo que têm tido, no agrupamento, educação física e desporto escolar. Em representação do Vitória Sport Clube, Pedro Coelho Lima disse ser este acordo uma oportunidade para os atletas do futuro não serem apenas atletas, mas possam prosseguir os seus estudos. O Vice-Presidente do Vitória referiu que o clube tem mais de 1000 atletas a competir em 13 modalidades, estando convicto que o acordo dará mais e melhores condições para a prática do desporto de alta competição em Guimarães.

Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, fez questão de relevar o trabalho em rede como algo imprescindível para o sucesso do projeto, destacando o papel da Câmara Municipal de Guimarães como parceiro ativo e não como parceiro meramente institucional: “queremos estar neste projeto, pois valorizamos o que contribui para a qualificação dos nossos jovens e da nossa população em geral”. Segundo Adelina Pinto, Guimarães tem uma prática desportiva impulsionadora, motivo pelo qual este acordo se revela de extrema importância no caminho “que temos vindo a percorrer como cidade educadora”. “O caminho do sucesso passa por vencer os desafios do século XXI, onde se encaixa a mitigação do divórcio entre Desporto e Escola”, referiu. “Os desportistas que nos dão tantas alegrias merecem também sucesso académico, pois precisam dele”, concluiu.

A concluir, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, disse estar-se a cantar vitória, a de juntar mais duas escolas ao projeto (que começou com 4 e terá, no próximo ano, 16). “Esta é a vitória de um triângulo: município, escolas e clube desportivo, um exemplo de Guimarães para todo o país”, destacou. João Paulo Rebelo referiu que as carreiras duais registam uma taxa de sucesso escolar de 90% e que congregam cerca de 250 a 300 atletas. Agradecendo a todas as instituições, o Secretário de Estado fez questão de dizer que “o Município está de parabéns porque tem um papel ativo e não meramente institucional”.

Após o protocolo, procedeu-se ao descerrar de duas placas comemorativas do momento, na Escola Secundária Martins Sarmento e na Escola EB2,3 João de Meira.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]