Município de Guimarães lançou campanha “O Teu Futuro é uma Coisa Séria” (vídeo)

  • Publicado em Educação
Sessão pública decorreu na Black Box da Plataforma das Artes

“O Teu Futuro é uma Coisa Séria”. Este é o slogan da campanha desenvolvida pelo Município de Guimarães no âmbito da promoção dos Cursos de Ensino Profissional, com o objetivo de contribuir para os normativos definidos pelas Entidades Educativas Reguladoras nacionais e internacionais, e assim cumprir as informações oriundas das instituições e dos Órgãos da União Europeia.

Esta terça-feira, 29 de maio, decorreu o lançamento do vídeo promocional - disponível na página do facebook do Município de Guimarães - apresentando vários testemunhos sobre as vantagens dos cursos de ensino profissional, desde professores, empresários, alunos e ex-alunos dos cursos profissionais.

A vereadora da Educação explicou que esta iniciativa da autarquia de Guimarães visa “mostrar que o ensino profissional é uma opção tão válida como a área científico-humanísticos” destacando que “o importante é os jovens fazerem as devidas escolhas de acordo com o perfil de cada um”. Adelina Pinto ressalvou que “este é um caminho em aberto e não se fecha” ao apontar que “os jovens que frequentam estes cursos adquirem garantias para o mercado de trabalho e têm ainda a possibilidade de acesso ao ensino superior”, desmistificando que “os alunos excelentes e menos excelentes estão nos cursos profissionais e também estão nas áreas científico-humanísticos”.

A par do lançamento desta campanha de promoção dos cursos de ensino profissional decorreu uma sessão de esclarecimento, ficando bem assente que “o ensino profissional não é ensino de segunda”, como referiu Rosário Fernandes, do IPCA. O empresário Isidro Lobo considerou que “o melhor caminho para chegar a engenheiro, por exemplo, passa por frequentar um curso de ensino profissional” na resposta a um dos alunos da plateia. A valorização técnica dos jovens foi ainda uma das ideias defendidas por Helena Chaves (Centro de Emprego do Médio Ave) e o chef António Loureiro, no encontro da procura existente.

Os cursos de Ensino Profissional são um dos percursos do nível secundário de educação com uma forte ligação ao mundo laboral/profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial, sem descurar a possibilidade de prosseguir os estudos no Ensino Superior, nomeadamente através dos Cursos TESP – Técnicos Superiores Profissionais, cuja oferta provida pelas Instituições de Ensino Local se encontra alinhada com a oferta promovida no secundário profissional. Relembra-se que existe um polo do IPCA no AvePark com dezenas de cursos TESP.

Em Guimarães são mais de duas dezenas de cursos disponíveis, em áreas como Saúde, Ciências Informáticas, Hotelaria e Restauração, Turismo, Comércio, Desporto, Marketing, Audiovisuais, entre outros.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]