Instituto de Design acolhe final concelhia do concurso «Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A»

  • Publicado em Educação
Esta terça-feira

A final concelhia do concurso «Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A» realiza-se esta terça-feira, no auditório do Instituto de Design de Guimarães. Em prova estarão 10 alunos apurados nas eliminatórias realizadas nos agrupamentos de escolas do concelho. O programa da final arranca às 09:45 horas estando a prova final agendada para as 11:15 horas.

A organização do concurso é da responsabilidade do grupo de trabalho de professores bibliotecários de Guimarães, do Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro Ciência Viva, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, docentes de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas dos agrupamentos participantes, Biblioteca Municipal Raul Brandão e do Instituto de Design de Guimarães.

O concurso envolve alunos do terceiro ciclo (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e tem como objetivos aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos.

Os finalistas foram apurados ao longo de fases eliminatórias que se realizaram nos vários agrupamentos de escolas de Guimarães: Briteiros, Arquiteto Fernando Távora, Caldas das Taipas, Arqueólogo Mário Cardoso, Professor Abel Salazar, Vale de S. Torcato, Abação, Santos Simões, João de Meira e Francisco de Holanda. Cada um dos finalistas tem de soletrar irrepreensivelmente cada uma das palavras a concurso, cabendo a avaliação a um júri composto por representantes do Município de Guimarães, Rede de Bibliotecas Escolares, Centro Ciência Viva e Biblioteca Municipal Raul Brandão.