Escola das Taipas recebe Menção Honrosa em concurso nacional anti-corrupção (vídeo)

  • Publicado em Educação
Promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção e o Tribunal de Contas

A Escola Secundária de Caldas das Taipas foi premiada com uma Menção Honrosa na edição deste ano do Concurso Nacional de Vídeos Escolar «Imagens contra a Corrupção», promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção e o Tribunal de Contas, aberto às escolas públicas e privadas de todo o país.

O vídeo premiado, intitulado «Eu! Corrupto?», concorreu na categoria de ensino secundário e foi realizado pela turma do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia. A docente e diretora deste curso, Dalila Durães, referiu que este concurso permite a reflexão dos alunos sobre o tema «A Corrupção», permitindo nas disciplinas técnicas, explorar melhor os conteúdos e técnicas lecionados. Este projeto envolve mais um docente, o professor Pedro Ferreira, que de forma articulada torna possível a participação nestes concursos. 

Este prémio simboliza o reconhecimento externo da criatividade e da qualidade das competências técnicas e profissionais desenvolvidas pelos formandos no âmbito do Curso Profissional que frequentam na Secundária das Taipas.

A ideia do slogan «Eu! Corrupto?», surgiu devido à nossa dificuldade em perceber onde começa a corrupção, em perceber que atitudes rotineiras e aparentemente inofensivas também podem ser corruptas. Apontar o dedo ao «outro», aos poderes públicos e empresariais, é a forma mais fácil de falar sobre corrupção, mas o ato de corromper ou de ser corrompido, infelizmente, está em todas as camadas da sociedade. É necessário fazer uma auto-reflexão e analisarmos se as nossas atitudes são as mais corretas.

Estes vídeos serão posteriormente traduzidos pela Prevenção Portuguesa contra a Corrupção e serão colocados na página das Nações Unidas.