Câmara de Guimarães homenageia João Sousa após vitória no Estoril Open (vídeo)

  • Publicado em Desporto

Foi perante um Salão Nobre repleto que João Sousa foi homenageado pela Câmara Municipal de Guimarães, numa cerimónia presidida por Domingos Bragança, Presidente da Câmara. O Edil presenteou o tenista vimaranense, recente vencedor do torneio ATP Estoril Open, com uma oferta simbólica e com a revelação de que pretende ver o maior tenista português de sempre receber a "Medalha de Mérito Desportivo – Grau Ouro" na cerimónia do próximo dia 24 de junho, Dia de Guimarães.

A abrir a sessão, o vereador do Desporto, Ricardo Costa, enalteceu as qualidades de João Sousa enquanto atleta e pessoa, bem como o papel fundamental da sua família na carreira que tem vindo a efetuar até ao momento. Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, afirmou que todos os vimaranenses se enchem de enorme orgulho pelos feitos de João Sousa e que depositam nele grandes expectativas. José João Torrinha lembrou que hoje, graças a João Sousa, Portugal compete na alta roda do ténis mundial, algo que há muitos anos era impensável.

Domingos Bragança, na sua intervenção, endereçou ao tenista vimaranense o reconhecimento e gratidão que é neste momento o sentimento partilhado por todos os Vimaranenses: "Guimarães, a cidade e o território, sente-se muito orgulhosa pelo sucesso já obtido por João Sousa, fruto do seu trabalho e modo de ser persistente e ousado, e também fruto do seu talento". Domingos Bragança salientou o contributo decisivo de João Sousa para o prestígio do ténis nacional, dizendo que "em Guimarães o Ténis nunca mais será o mesmo, pois todos vão querer seguir o exemplo de João Sousa". A terminar a intervenção, o Presidente da Câmara disse que "queremos ainda mais de João Sousa, e referiu ser sua intenção homenageá-lo, no próximo dia 24 de junho, Dia da Cidade, com a "Medalha de Mérito Desportivo – Grau Ouro", distinção que está convicto ser unânime.

João Sousa foi o último a intervir. Emocionado, agradeceu a todos a presença, dizendo que este foi o título mais importante da sua carreira. "É um orgulho para mim ser Vimaranense e não tenho palavras para agradecer o apoio recebido em toda a minha carreira, de uma cidade que tive de abandonar cedo pela escolha profissional que fiz, mas que é a melhor cidade do mundo". "Não é por acaso que me chamam o "Conquistador", concluiu.

Relembre-se que, com a vitória no Estoril Open, João Sousa subiu 20 lugares no ranking ATP, ocupando agora a 48ª posição e reentrando no Top 50. João Sousa, que já foi 28º do ranking, promete continuar a trabalhar para alcançar a melhor posição possível e a continuar a dar alegrias a Portugal e a Guimarães.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]