Selho São Jorge recebe este domingo o evento solidário «José Mendes Bike Day»

  • Publicado em Desporto
A partir das 09:30 horas

«José Mendes Bike Day» é a designação do evento solidário que se realizará este domingo, 18 de outubro, em Selho São Jorge (Pevidém) freguesia de onde é natural o ciclista profissional José Mendes, o primeiro vimaranense a participar no Tour de France.

Com organização conjunta da Junta de Freguesia de Selho São Jorge e da Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa, agendada para as 09:30 horas, integrará um passeio de bicicleta e muitas surpresas e atividades complementares.

A instituição beneficiária do passeio solidário deste ano é o Centro Juvenil de São José, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Guimarães, dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social.

Esta iniciativa será também uma oportunidade para pedalar ao lado do ciclista José Mendes (que representa a equipa Bora - Argon 18) e de outros atletas de renome, como Tiago Machado (Team Katusha) e Bruno Pires (Tinkoff - Saxo).

Natural de Guimarães e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, José Mendes venceu a Volta a Portugal do Futuro em 2007, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio de juniores e cadetes e campeão nacional de estrada (Cadetes). O primeiro vimaranense a participar na Volta a França iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro.

Na história da modalidade José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14º lugar no contrarrelógio individual e 17º na prova em linha.

As inscrições revertem integralmente para o Centro Juvenil de São José, custando 5 euros para maiores de 10 anos (gratuitas para menores de 10 anos). Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado do Passeio José Mendes Bike Day ou na Junta de Freguesia de Selho São Jorge. O secretariado está a funcionar desde as 08 horas, no Largo da Feira, na vila de Pevidém (Selho São Jorge - Guimarães).

[ Artigo originalmente publicado no dia 19.09.2015 e atualizado este domingo, 18.10.2015 ]