Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus na SMS e Citânia de Briteiros

  • Publicado em Cultura
Este fim de semana

A Sociedade Martins Sarmento organiza um conjunto de atividades que irão ter lugar no Museu Arqueológico, em Guimarães, bem como na Citânia de Briteiros, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus 2018.

No dia 19 de maio, sábado, entrada gratuita no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento e Museu da Cultura Castreja, em Briteiros, durante todo o dia.

Nos dias 19 e 20 de maio decorrerá na Citânia de Briteiros um concurso de radioamadores do Norte. Os principais objetivos desta atividade são promover o conhecimento e divulgação do radioamadorismo. Esta atividade estará a cargo do grupo de radioamadores Recoqueiros do Norte e a Associação de Radioamadores do Minho.

Durante o concurso decorrerá uma demonstração do funcionamento e potencialidades desta modalidade de comunicação destinada aos visitantes, orientada por uma equipa de radioamadores, nos seguintes horários de acesso livre ao público: 19 Maio das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, no dia 20 de Maio das 9h00 às 13h00.

No dia 19 de Maio terá lugar no Salão Nobre da SMS um ciclo de palestas sobre o tema "Egipto Antigo e Egiptologia" e uma degustação de iguarias que decorrerá entre as 17h30 e as 23h00, cujo programa é o seguinte:

PROGRAMA

17h30 - Abertura

18h15 - Ciclo de palestras por investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

- A Enócoa Egípcia do Museu da Sociedade Martins Sarmento

Marcus Carvalho Pinto

- Proteção para a Eternidade: A Proteção Amulética em Joias - Uma análise de três peças do Túmulo de Tutancámon

André Patrício

20h00 - Degustação de iguarias egípcias

21h30 - Continuação do Ciclo de Palestras

- A Joalharia Egípcia do Império Médio: Os Pendentes Cilíndricos Amuléticos

Jessica Alexandra Monteiro Santos

- "No teu Rosto Competem Mil Madrugadas": Sobre o Contacto Greco-Egípcio na Escultura Real do Período Ptolemaico

Catarina Miranda

22h15 - Sob a sombra de acácias peregrinas: projeto de uma expedição etnobotânica ao Egito

Manuel Miranda Fernandes

Raul Pereira

23h00 – Encerramento

Na abertura e noutros momentos ao longo da sessão serão feitas Apresentações de Dança Egípcia pelo grupo SHEMOVES e, na Sala Emídio Guerreiro, será criado um pequeno espaço de representação do ambiente do antigo Café Oriental - "As múmias de Guimarães"

Entrada livre

A degustação é sujeita a inscrição prévia (telf. 253 415 969 /e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)