Teatro. Peça «Um D. João Português» estreia em Guimarães (vídeo)

  • Publicado em Cultura
Este fim de semana

Construído em diferentes cidades ao longo de 2017, «Um D. João Português» chega este este fim de semana ao Centro Cultural Vila Flor, que acolhe a estreia absoluta do espetáculo na sua versão integral. A segunda parte da encenação de Luís Miguel Cintra é apresentada este sábado no Grande Auditório, às 21:30 horas.

Molière não foi o único autor a dedicar-se à figura de D. João. Ao longo dos séculos, o libertino inspirou obras de Tirso de Molina, Lord Byron e, talvez a mais famosa de todas, a ópera Don Giovanni, de Mozart. 

Luís Miguel Cintra parte de uma tradução de cordel portuguesa do séc. XVIII, anónima e em que o nome do dramaturgo francês é omisso, e evoca um conjunto de referências culturais e artísticas de vários tempos para construir um espetáculo em que D. João é, mais do que europeu, verdadeiramente português.

Construído ao longo de 2017 em quatro cidades, Montijo, Setúbal, Viseu e Guimarães, o espetáculo acompanha o percurso em fuga de D. João e do seu fiel criado Esganarelo, como se de um road movie se tratasse.

A vida vai-se revelando no contacto de ambos com as mais diversas realidades, da mais densa reflexão filosófica à entrega aos prazeres mais simples. Constante, porém, é a busca pela total liberdade por parte do protagonista, que tenta escapar a tudo aquilo que possa impedi-lo de viver como bem lhe apetece. Existe, ainda assim, um único limite que talvez não lhe seja possível transpor: a morte.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]

 

[ Artigo originalmente publicado no dia 19.01.2018 e atualizado este sábado, 20.01.2018 ]