Teatro. “O Pato Selvagem” sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor este sábado

  • Publicado em Cultura
Pelas 21:30 horas

O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe no próximo sábado, 23 de setembro, às 21:30 horas, a peça de teatro “O Pato Selvagem”, com texto do aclamado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e encenação de Tiago Guedes. 

Em palco, um elenco de luxo para materializar um texto complexo com uma grande questão que se impõe desde os primórdios da civilização: vale mais uma verdade que tudo destrói ou uma mentira que dá continuidade a uma vida normal. Tiago Guedes transporta para o palco esta história com um sublime sentido estético e com uma mestria singular que retira de um aclamado naipe de intérpretes grandes representações.

“O Pato Selvagem” é um dos mais aclamados textos do famoso dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e, estranhamente, uma das obras menos encenadas do autor em Portugal. Um texto, escrito em 1884, que reproduz e leva ao limite uma fraturante questão moral que impõe uma reflexão profunda do público: é preferível uma verdade pura que destrói as pessoas ou uma mentira que as mantém numa vivência próxima da felicidade? Através da fábula, que é aqui a metáfora que reveste toda a história e que, de forma mais ou menos explícita, se encaixa em cada uma das personagens que constroem este enredo, percebemos então que as personagens sobrevivem à verdade numa condição diminuída, castrados da vida mais próxima da harmonia que poderiam ter tido caso permanecessem na ignorância da mentira.

Os bilhetes para este espetáculo já se encontram à venda e poderão ser adquiridos, como habitualmente, nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, da Plataforma das Artes e da Criatividade e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.