Primeiro autocarro 100% elétrico já circula em Guimarães (vídeo)

  • Publicado em Concelho

Guimarães inaugurou esta quinta-feira o primeiro autocarro 100% elétrico, associado ao transporte regular de passageiros, no âmbito da concessão dos TUG – Transportes Urbanos de Guimarães.

No âmbito de candidatura ao programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão Ambiental, o concessionário Transurbanos de Guimarães, Transporte de Passageiros, Lda, empresa detida pela ARRIVA Portugal, promoveu a aquisição de um veículo pesado de transporte de passageiros vocacionado para o transporte público, com caráter regular, num investimento total de € 508.000,00 (quinhentos e oito mil euros), comparticipado em € 200.000,00 (duzentos mil euros).

O autocarro produzido em Portugal pela Caetano Bus, carateriza-se pela unidade motriz elétrica, sem recurso a qualquer motor auxiliar a combustão, e conjunto de baterias de apoio, que lhe permitem uma autonomia de 150 km. Esta premissa não dispensou outras valências, caraterísticas da generalidade do material circulante, como a tipologia ‘low floor’, ‘low entry’ ou o acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

A Câmara de Guimarães promoveu simultaneamente a instalação de um posto de carregamento rápido na Estação Central de Camionagem, equipamento que permitirá o funcionamento contínuo do autocarro elétrico diariamente. O posto de carregamento rápido tem na potência instalada, 150 kw, a sua principal particularidade, constituindo-se, à data, como um equipamento único no país.

Sem ruído, sem emissões, sem combustíveis fósseis, a Linha Cidade dá o seu contributo na descarbonização e redução da pegada ecológica de Guimarães.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]