Brigadas Verdes de Guimarães comemoraram Dia Internacional de Ação pelos Rios

  • Publicado em Concelho
Ações de limpeza nos rios Selho e Ave

Guimarães assinalou o Dia Internacional de Ação pelos Rios, com um conjunto de ações de limpeza nos rios Selho e Ave, para sensibilizar e consciencializar a população para a preservação do ambiente em especial dos rios, na defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas. A ação ambiental, realizada ao longo da manhã deste sábado, contou com a participação do Presidente do Município, Domingos Bragança, e do Vice-Presidente, Amadeu Portilha, com competências delegadas na área do Ambiente. 

No Laboratório da Paisagem, no arranque da Festa da Primavera, que se prolonga até esta segunda-feira, figuras públicas, escuteiros e voluntários, juntaram-se à equipa científica do Laboratório da Paisagem para mais uma ação de limpeza do rio. Como resultado, foram retirados detritos num total de cerca de meia tonelada. Vários pneus, um colchão, têxteis diversos, recipientes de produtos alimentares e de higiene, em vidro e plástico, são apenas alguns dos exemplos encontrados.

Na ação junto ao Laboratório da Paisagem participaram o vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, os atletas olímpicos Ana Dulce Félix e Ricardo Ribas, bem como voluntários do Banco Local de Voluntariado de Guimarães, escuteiros da Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas e elementos das brigadas verdes das Juntas de Freguesia de Creixomil e Fermentões.

Comemoração da data (também) no concelho

Aos escuteiros e voluntários Amadeu Portilha salientou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da valorização dos rios do concelho, nomeadamente pelo Laboratório da Paisagem. «O objetivo é darmos o exemplo do que pode ser a nossa generosidade para com as linhas de água, que são um elemento fundamental da nossa vida em sociedade. Acreditamos convictamente que estes pequenos exemplos podem ajudar a mudar Guimarães».

«É importante preservar, amar e promover a natureza, entregando aos nossos filhos e netos um Planeta muito melhor do que aquele que recebemos. Mais do que ser Capital Verde Europeia, importa continuar a percorrer o caminho da sustentabilidade». Já Ana Dulce Félix e Ricardo Ribas mostraram-se honrados com o convite para participar numa iniciativa que ajuda a «defender aquilo que é nosso».

Ações semelhantes foram realizadas pelas Brigadas Verdes de Ponte e Briteiros Santo Estêvão e Donim. Em Ponte, cerca de meia centena de voluntários recolheram mais de quinhentos quilogramas de lixo na margem norte do rio Ave, junto à Rua de S. José e Rua da Ponte Velha, em Campelos. Já a ação da Brigada Verde de Briteiros Santo Estêvão e Donim, com cerca de 30 elementos, incidiu no Parque de Lazer da Fraga e terminou na Praia Fluvial do Vaqueiro.