Guimarães inaugura esta quarta-feira o «Parque Radical - Skatepark»

  • Publicado em Atualidade
No Parque da Cidade

O «Parque Radical -  Skatepark», localizado no Parque da Cidade, perto dos equipamentos de manutenção física vai ser inaugurado esta quarta-feira, às 11:30 horas, pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. A obra foi adjudicada pelo valor de 143.500,00€+IVA.

Esta nova estrutura constitui um equipamento de referência na especialidade, no âmbito do contexto global dos desportos alternativos, quer pela qualidade do equipamento em si, quer pela forma como se insere no tecido urbano e na topografia sociocultural da cidade.

O novo parque radical destina-se à prática de desportos alternativos como skate, in-line ou BMX. A incorporação de equipamentos desta natureza, nomeadamente para a prática de skate e dos denominados "desportos alternativos", nas esferas de espaços públicos e coletivos das cidades portuguesas, é uma tendência crescente na realidade portuguesa.

Se a prática de desportos como o skate já é uma realidade antiga, e caracterizada pela apropriação espontânea do espaço urbano, a construção de espaços próprios é mais recente, tendo crescido bastante na última década. 

Guimarães, uma cidade que é referência nos panoramas da cultura e no desporto, nas práticas de urbanismo e na interação entre necessidades contemporâneas e contexto histórico latente da sua morfologia, tem, através deste novo equipamento, mais um ímpeto e uma vontade de fortalecer a qualidade de vida dos seus cidadãos e a identidade dos vimaranenses para com a sua cidade, enquanto potencia a prática deste tipo de desportos cada vez mais latentes e relevantes na esfera social.

 [ Artigo originalmente publicado no dia 10.08.2018 e atualizado esta quarta-feira, 15.08.2018 ]