Multiusos recebe a atividade de encerramento do projeto Olimpíadas Seniores de Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Esta terça-feira, entre as 14 e as 17 horas

O Multiusos de Guimarães recebe esta terça-feira, entre as 14 e as 17 horas, a atividade de encerramento do projeto Olimpíadas Seniores de Guimarães que reunirá cerca de 700 participantes de 38 instituições.

As Olimpíadas Seniores são um projeto que resultou do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Guimarães e no qual a Tempo Livre foi responsável pela gestão durante o último ano letivo.

Proporcionando aulas de Treino Funcional para a população sénior (+65 anos), as Olimpíadas Seniores foram dinamizadas, de janeiro a julho, em 38 instituições particulares de solidariedade social do concelho de Guimarães com resposta na área do envelhecimento, num total de 1000 idosos que praticaram, semanalmente, atividade física. A metodologia de treino utilizada foi o Treino Funcional com mais de 1200 horas de prática desportiva orientadas por quatro profissionais de educação física.

Hélder Silva, coordenador do projeto e docente de Educação Física com especialização em Treino Funcional, recorda que as Olimpíadas Seniores resultam de "um projeto piloto executado na Cooperativa Castreja em que, após 2 anos de experiência com enormes benefícios para o público sénior, se ambicionou alargar a todo o concelho".

"O projeto é pioneiro a nível concelhio no que concerne à sua estrutura, dinâmica e objetivos, através de uma análise individualizada do nível de condicionamento físico, em fase de diagnóstico e monitorização, assim como pela metodologia de treino utilizada e carácter competitivo, com vista à motivação desta faixa etária para a prática desportiva", explica o docente realçando que "o que mais me motivou foi a capacidade de superação de alguns e, embora contraditório, a grande dificuldade foi o débil estado de saúde de algumas pessoas". Hélder Silva realça também "o entusiamo por parte dos idosos pela novidade e a recetividade das instituições".

A festa de encerramento das Olimpíadas Seniores de Guimarães decorrerá, entre as 14 e as 17 horas, do dia 10 de julho no Multiusos de Guimarães e integra mega aulas de Zumba e de treino funcional. Aberta à comunidade, a iniciativa pretende "provar que todas as faixas etárias são compatíveis com a prática de atividade física, sendo o mote, sempre, a saúde".