Contagem decrescente para Taça do Mundo de Ginástica Artística em Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Competição decorre de 14 a 17 de junho

No Multiusos de Guimarães decorrem os derradeiros testes para a Taça do Mundo de Ginástica Artística, promovida pela Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre. Esta competição reúne 75 ginastas em representação de 21 países.

O Multiusos de Guimarães volta a ser palco de uma prova de cariz internacional, depois de ter recebido a 8ª Competição Mundial por Grupos de Idades, o 15º Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica, as Super Finais e o Torneio Internacional de Ginástica Rítmica promovido pela Associação de Ginástica do Norte, tendo acolhido ainda em 2017 o Torneio Internacional de Guimarães de Ginástica Artística e as Super Finais.

"Fomos bem recebidos em Guimarães e não é por acaso que estamos cá há um mês. Realizamos dois campeonatos do mundo e ainda o grande evento nacional, culminando agora com a Taça do Mundo de Ginástica Artística. Conseguimos trazer a modalidade para um concelho onde até há pouco tempo não existia ginástica. Com estes eventos ajudamos a promover a ginástica em Guimarães e temos tudo preparado para proporcionar um bom espetáculo para as pessoas que venham assistir a estas provas nos próximos dias", referiu o diretor técnico nacional de ginástica artística, André Nogueira.

Constituindo um enorme sucesso nos aspetos desportivos e económicos, as últimas edições da Taça do Mundo (2010, 2013, 2014, 2015 e 2016) trouxeram a Portugal um conjunto muito significativo de países e de grandes nomes do desporto mundial, entre os quais Campeões Olímpicos, Mundiais e Europeus e possibilitado a promoção da localidade em Portugal e em todo o Mundo.

A competição masculina, com a presença de meia centena de atletas, contará com ginastas consagrados como Manrique Larduet (CUB), Yuri Van Gelder (NED), Rayderley Zapata (ESP), Joe Fraser (GBR), Robert Tvorogal e Tomas Kuzmickas (LTU), enquanto a competição feminina terá a participação de Filipa Martins (POR), Maisie Methuen (GBR), Ilaria Kaeslin (SUI), Katarzyna Jurkowska-Kowalska (POL), Isabela Onyshko (CAN).