Projeto “Descolar” contou com cerca de cinco mil alunos

  • Publicado em Atualidade
1º ciclo do ensino básico

Cerca de cinco mil alunos do 1º ciclo do ensino básico participaram no "Descolar", um projeto desenvolvido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães cujas finais se realizaram no passado sábado no pavilhão da Fundação Inatel / Almor Vaz.

Em representação de 20 escolas de 12 Agrupamentos de Guimarães, cerca de 200 alunos foram apurados para as finais do projeto que visa promover a prática desportiva em contexto escolar, nomeadamente, no 1º ciclo do ensino básico.

Destinado aos alunos inscritos nas aulas de Atividade Física e Desportiva das AEC's, o "Descolar" teve uma primeira fase em que nas escolas foi promovido um conjunto de jogos/atividades que selecionaram 6 alunos (três de cada sexo) de cada turma. Numa fase posterior os alunos apurados participaram em atividades no âmbito do agrupamento escolar para seleção dos seus representantes nas meias-finais que se realizaram no Pavilhão Municipal Arq. Fernando Távora. As finais foram promovidas no pavilhão da Fundação Inatel / Almor Vaz.

A EB1 Pegada – Azurém evidenciou-se da atividades do primeiro ano, a EB1 Oliveira do Castelo nas do segundo e terceiro e o CE Mosteiro - São Torcato nas no quarto.

O projeto "Descolar" é essencialmente orientado para o incentivo à prática desportiva e ao exercício físico regular para os mais pequenos. A competição é o aspeto de menor relevância, importando acima de tudo incentivar a prática desportiva e promover laços de convívio e de interação entre crianças de diferentes meios e realidades.

Nesse sentido é promovida uma cultura desportiva assente em 5 mandamentos: Dou o meu melhor; Penso numa resposta para os desafios; Respeito as regras, os juízes e os adversários; Sou amigo dos meus colegas, mesmo quando falham; Tenho espírito de equipa.

 Classificação final do Descolar 2018

1º ano

1º EB1 Pegada - Azurém

2º EB1/JI Agrolongogrolongo / Sande S. Lourenço

3º EB1/JI Fafião - Briteiros Santo Estevão

4º CE Pevidém

5º CE Ponte

6º CE Urgezes

7º EB1/JI Cruz D'Argola - Mesão Frio

8º EB1 Oliveira do Castelo

2º ano

1º EB1 Oliveira Do Castelo

2º CE Ronfe

3º EB1/JI Santa Luzia - Azurém

4º CE Pevidém

5º EB1/JI Aula - Conde

6º CE Urgezes

7º EB1/JI Outeiro - Serzedo

8º EB1/JI Igreja - Sande São Martinho

3º ano

1º EB1 Oliveira do Castelo

2º CE Urgezes

3º EB1/JI Casais - Brito

4º EB1/JI Passal - Longos

5º EB1/JI Aula - Conde

6º EB1/JI Santa Luzia - Azurém

7º CE Pevidém

8º EB1/JI Cruzeiro - Calvos

4º ano

1º CE Mosteiro - São Torcato

2º CE Pevidém

3º CE Urgezes

4º EB1/JI Santa Luzia - Azurém

5º EB1/JI Soutelo / Pinheiro

6º CE de Ponte

7º EB1/JI Alto - Lordelo

8º EB1 Penela - Souto Santa Maria