Tempo Livre e Universidade do Minho cooperam na investigação científica

  • Publicado em Atualidade
Na área do desporto

A Tempo Livre subscreveu um protocolo de cooperação com o Centro de Investigação em Psicologia e a Associação de Psicologia da Universidade do Minho que prevê a investigação científica e intervenção psicológica na área do desporto.

A cerimónia decorreu no Campus de Gualtar da Universidade do Minho e contou com a presença de Paulo P. P. Machado (Presidente da Escola de Psicologia), Rui Abrunhosa (Associação de Psicologia da Universidade do Minho), Pedro Rosário (Centro de Investigação em Psicologia), Amadeu Portilha (Presidente da Tempo Livre) e Rui Gomes, professor auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

O acordo de parceria, desenvolvido pela Tempo Livre através do Centro de Estudos do Desporto - Guimarães, contempla o desenvolvimento de programas de "investigação-ação" e a sua difusão, implementação, avaliação e divulgação de trabalhos, entre os quais livros, manuais e outros materiais de carácter científico relativos ao treino de competências de vida em todas as faixas etárias. A cooperação integra ainda a realização de academias, consultoria, apoio personalizado e a realização de eventos públicos.

O Centro de Estudos do Desporto - Guimarães é uma nova unidade da Tempo Livre que tem por objetivo implementar um programa de atividades, serviços e estudos conducentes à qualificação e capacitação dos agentes desportivos locais e ao enriquecimento da política desportiva do concelho, reforçando o impulso da trajetória que ganhou dinâmica em 2013, ano em que Guimarães celebrou o título de Cidade Europeia do Desporto.