ACIG assina protocolo que permite aos comerciantes vender para o mundo inteiro

  • Publicado em Atualidade
Projeto «Just Happy Days»

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães e a plataforma de e-commerce «Just Happy Days» assinaram um protocolo que garante condições especiais às lojas e indústrias associadas da ACIG.

«Just Happy Days» é um projeto de assinatura portuguesa (e vimaranense) que chega ao mercado global no verão deste ano, sendo uma plataforma de e-commerce voltada para o comércio tradicional e indústria, que visa aproximar as lojas de rua e as marcas de fábrica aos consumidores do mundo inteiro. 

O projeto foi lançado inicialmente em dezembro de 2013, começando por ser um blogue de moda e lifestyle, para partilha de tendências e estilos de vida. De vocação internacional, atingiu uma penetração significativa em diferentes geografias, reunindo atualmente mais de 7 mil seguidores no Instagram e mais 55 mil no Facebook. Nesta última plataforma, o perfil de seguidores é maioritariamente feminino (68%) e os principais mercados são Indonésia (30%), Angola (25%), Brasil (18%) e Portugal (16%). Tem ainda expressão em países como Índia, Vietname ou EUA. 

2018 marca o lançamento da segunda fase do projeto: a criação de um centro comercial on-line para o comércio tradicional e indústria. Um espaço que reúne as últimas tendências da moda, acessórios, desporto, artigos de casa e decoração, através de um conjunto alargado de lojas físicas – portuguesas e estrangeiras –, que passam a ter em «Just Happy Days» a sua loja virtual. Um web shopping em língua inglesa, que proporciona aos utilizadores uma experiência global de compra, através de campanhas integradas, dossiês temáticos e detalhada informação sobre as marcas e produtos comercializados. 

Em «Just Happy Days» a compra é sempre finalizada no espaço on-line individual de cada loja, permitindo dessa forma que o cliente possa fazer várias compras em simultâneo (no mesmo carrinho de compra) e finalizar apenas com um pagamento. Os produtos são sempre enviados por cada loja, com embalagem e marca exterior «Just Happy Days», e embrulho interior de cada loja. O objetivo é que a identidade de cada um se valorize, tal como acontece num shopping físico. O site arranca durante este verão, estando já em fase de seleção das primeiras 25 lojas. 

O projeto é propriedade da empresa portuguesa Vangue – com sede em Guimarães – que prevê atingir as 50 lojas no primeiro ano. A Associação Comercial e Industrial de Guimarães firmou um protocolo de colaboração com o projeto, oferecendo condições promocionais para associados. Estão agora previstas, durante as próximas semanas, várias sessões de apresentação aos sócios, a decorrer nas instalações da ACIG.