Câmara de Guimarães apoia campanha de reutilização e reciclagem de equipamentos

  • Publicado em Atualidade
"Consigo Reutilizamos"

A campanha "Consigo Reutilizamos" tem como objetivo a recolha de equipamentos adaptativos como canadianas, andarilhos, cadeiras de rodas ou camas articuladas que qualquer cidadão/instituição possa doar para reciclar e/ou reutilizar. A iniciativa tem a colaboração da Cercigui, quer para reparação dos equipamentos ou para reutilizar, assim como para armazenamento dos mesmos para reciclagem.

Atendendo à necessidade de implementar respostas sociais ajustadas às necessidades dos cidadãos e às especificidades do território, favorecendo a permanência das pessoas dependentes no domicílio e no seu meio familiar e social, o Município de Guimarães assumiu a implementação do projeto "Consigo", disponibilizando para a sua execução apoio financeiro, garantindo a coordenação técnica e monitorização do mesmo. A Junta de Freguesia de Infantas é a entidade executora.

Até esta sexta-feira, 16 de março, é possível agendar a recolha dos equipamentos através dos contactos 253543100/966738266 ou entregar na Cercigui (das 09h00 às 17h00).

O projeto "Consigo" tem como principais objetivos contribuir para a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou dependência permanente ou temporária, garantindo a sua inclusão e o acesso a recursos essenciais para as suas necessidades de vida diária, implementar um banco de produtos adaptativos municipal e sensibilizar para a reciclagem e/ou reutilização de equipamentos contribuindo para a redução do impacto ambiental e preservação do ambiente considerando os desígnios do município para Capital Verde, integrando ainda o Plano Estratégico para a Economia Circular de Guimarães o qual engloba um conjunto de projetos/ iniciativas.

[ Artigo originalmente publicado no dia 21.02.2018 e actualizado esta sexta-feira, 16.03.2018 ]