«Semana Sénior de Guimarães» promove o envelhecimento ativo até esta segunda-feira

  • Publicado em Atualidade
Programa de iniciativas

A Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães está a organizar a "Semana Sénior", que decorre até esta segunda-feira, 23 de outubro. A iniciativa pretende enfatizar os direitos dos idosos, disponibilizando momentos formativos para os cuidadores, instituições e comunidade em geral, além de proporcionar momentos de lazer e de convívio, bem como um conjunto de atividades que visam a promoção de um envelhecimento ativo.

No Multiusos de Guimarães, o Município, em parceria com a cooperativa Tempo Livre, preparou um conjunto de atividades subordinadas ao tema "+ Experiência + Vida", destinadas a pessoas com mais de 55 anos, destacando-se a realização de rastreios sobre a diabetes, medições corporais, uma palestra sobre alimentação saudável, jogos de tabuleiro (xadrez, damas, jogos de cartaz, bingo), aula de dança e atividade física com treino funcional e jogos de grupo (quiz sénior com atribuição de prémios). 

A habitual Eucaristia Sénior realizou-se na passada quarta-feira, no Multiusos de Guimarães, enquanto no dia 19 de outubro, decorreu um ciclo de conferências no Laboratório da Paisagem. As comemorações terminam com a realização de uma corrida alusiva ao tema da memória "Corre Corre da Memória", esta segunda-feira 23 de outubro. O Município de Guimarães associou-se, também, à iniciativa "Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social 2017", com visitas gratuitas à Casa da Memória de Guimarães.  

[ Artigo originalmente publicado no dia 18.10.2017 e atualizado esta segunda-feira, 23.10.2017 ]