Cineclube de Guimarães exibe esta quinta-feira o filme «Treblinka» (vídeo)

  • Publicado em Atualidade
A partir das 21:45 horas

«Treblinka» é o nome do filme que o Cineclube de Guimarães projeta esta quinta-feira, a partir das 21:45 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Nascido na Polónia, o judeu Chil Meyer Rajchman (1914-2004) foi um dos sobreviventes ao Holocausto. Prisioneiro do campo de extermínio nazi de Treblinka (Polónia), onde mais de 800 mil pessoas perderam a vida, pertenceu a um grupo muito restrito de pessoas que conseguiram escapar após uma revolta, a 2 de Agosto de 1943. Fugiu para Varsóvia, onde viveu sob anonimato até ao fim da guerra e onde escreveu "Sou o Último Judeu", um livro de memórias sobre os dez meses no campo.

Os comboios chegam sem percalços, incessantemente, e Treblinka prospera a cada dia que passa. Quantos mais chegam, mais Treblinka consegue absorver." Assim começa o seu relato.

Vencedor do Prémio de Melhor Filme Português no IndieLisboa 2016, é sobre este homem e muitos outros que se debruça este filme-ensaio escrito e realizado por Sérgio Tréfaut. Neste "universo dos sobreviventes", em que a acção decorre durante uma viagem de comboio transiberiana, são os atores Isabel Ruth e Kiril Kashlikov a dar voz aos testemunhos.