10º “Verão no Campus” traz à Universidade do Minho 400 alunos do secundário

  • Publicado em Atualidade
Sessão de abertura às 10:30 horas

A Universidade do Minho acolhe esta semana cerca de 400 alunos do ensino secundário em 27 atividades lúdico-pedagógicas ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes. Os jovens desta décima edição do programa “Verão no Campus” chegam de todo o país e também do estrangeiro. Simular cirurgias, fazer escavações e fabricar perfumes são algumas das ações previstas.

A sessão de abertura realiza-se esta segunda-feira, dia 24, às 10:30 horas, no Auditório Nobre do campus de Azurém, em Guimarães, com os discursos da pró-reitora para a Internacionalização do Ensino, Carla Martins, e do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide.

Esta iniciativa pretende auxiliar os alunos do 9º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. Em termos práticos, será possível, por exemplo, auscultar a atividade do cérebro, estar numa escavação arqueológica, manipular embrião de galinha, simular um julgamento penal, participar em ensaios de pasteurização, aprender primeiros socorros, idealizar uma empresa de sucesso, produzir maquetes com máquinas de desbaste e fazer diretos televisivos. 

Os futuros universitários serão acompanhados por docentes, investigadores e estudantes da UMinho (“monitores”), tendo a oportunidade de descobrir as particularidades das diferentes áreas do conhecimento, conhecer as cidades de Braga e Guimarães, conviver com colegas de diversas regiões do país e do estrangeiro e aprender enquanto se divertem. O programa integral está disponível em www.uminho.pt/veraonocampus e bit.ly/VerãonoCampus2017.

[ Artigo originalmente publicado no dia 20.07.2017 e atualizado esta segunda-feira, 24.07.2017 ]