UMinho. Prémios Município do Ano entregues dia 27 de julho

  • Publicado em Atualidade
Guimarães é um dos 35 municípios nomeados

A cerimónia de entrega dos Prémios Município do Ano - Portugal 2017 realiza-se no próximo dia 27 de julho, às 18 horas, na Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, no distrito de Castelo Branco. 

A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao Município do Fundão. Esta quarta edição contou com 63 candidaturas, estando nomeados projetos de 35 municípios para nove categorias e para o grande prémio final. 

O concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país. 

Os finalistas nomeados em 2017 são Avis, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo (Alentejo); Alcoutim, Portimão, Silves e Vila do Bispo (Algarve); Palmela, Seixal e Sintra (Área Metropolitana de Lisboa); Póvoa de Varzim, Trofa, Valongo e Vila Nova de Gaia (Área Metropolitana do Porto); Águeda, Alenquer, Figueira da Foz e Vagos (Centro); Figueira de Castelo Rodrigo, Góis, Lousã e Vouzela (Centro com menos de 20 mil habitantes); Braga, Bragança, Guimarães e Viana do Castelo (Norte); Boticas, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Foz Côa (Norte com menos de 20 mil habitantes); Horta, Madalena, Ribeira Grande e Funchal (Regiões Autónomas).