Guimarães acolhe Conferência Internacional de Ilustração e Animação

  • Publicado em Atualidade
No Centro Cultural Vila Flor

A Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realiza até este domingo, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, mais uma edição da CONFIA, que é já uma das mais importantes conferências internacionais de ilustração e animação a nível mundial.

Esta quinta edição da CONFIA tem assegurada a presença de mais de uma centena de inscritos provenientes de cerca de uma dezena de países. A conferência irá contar com reflexões em torno de três grandes tópicos: desenho/Ilustração, animação e teoria da arte aplicada à ilustração e animação.

Este ano, a CONFIA volta a contar com oradores de renome, entre os quais Joan Ashworth, autora de cinema de animação, e o ilustrador Jorge Silva.

Com uma experiência de quase 30 anos na indústria da animação e como professora, Joan Ashworth realizou diversos filmes comerciais e curtas-metragens, tendo também chefiado o departamento de animação do Royal College of Art de Londres.

Partindo do exemplo do seu trabalho com quatro autores, Joan Ashworth vai abordar a colaboração com escritores na exploração do material da imaginação, mergulhando nas diferentes formas de trabalhar para criar um todo coerente, expressivo, tátil e envolvente.

Jorge Silva é um designer editorial especializado, com larga experiência na direção de arte de publicações como os suplementos do jornal Público “Y” e “Mil Folhas”, bem como do Grupo Editorial Leya. Tem também um longo percurso como ilustrador, com trabalhos publicados no jornal Combate e nos semanários O Independente, Expresso e O Jornal. Foi ainda diretor criativo do Salão Lisboa e fundador do ateliê “Silva!designers”.

O programa da CONFIA 2017 conta, igualmente, com um painel especial subordinado ao tema “Práticas Expandidas: do clube noturno à rua – animação do espaço público”. Este painel contará com palestras de três autores de cinema de animação: o português Pedro Serrazina, o canadiano Rose Bond e, ainda, Peter Chanthanakone, multipremiado autor e produtor de curtas-metragens em animação 3D.

Paralelamente à conferência, vai decorrer no Centro Cultural Vila Flor a “Parla!”, uma mostra de design de personagens, com inauguração marcada para as 17 horas do dia 14 de julho. Esta exposição é feita em parceria com a Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil), onde irá decorrer em simultâneo.

[ Artigo originalmente publicado no dia 12.07.2017 e actualizado este domingo, 16.07.2017 ]