Penha. Festa de Nossa Senhora do Carmo realiza-se este domingo

  • Publicado em Atualidade
Pelas 10:30 horas

A Irmandade da Penha celebra este domingo, 16 de julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição. 

Além das celebrações religiosas, a festa incluirá um concerto gratuito com atuações do Grupo Folclórico de Tabuadelo e do cantor vimaranense Francisco Ferreira, no Largo da Comissão, a exposição e entrega de prémios aos trabalhos do concurso “Penha à Vista”.

A festa em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Padroeira da Irmandade, tem início pelas 10:30 horas, com a Procissão (entre a Gruta e o Santuário), seguindo-se, pelas 11 horas, a celebração da Missa Solene. Pelas 12 horas terá lugar a sessão de abertura da exposição e entrega de prémios do concurso “Penha à Vista”, que este ano voltou a registar uma elevada participação, com centenas de trabalhos dos alunos das escolas do concelho.

Da parte da tarde, a partir 14:30 horas, realiza-se um espetáculo, no palco ao ar livre, na Praça do Largo da Comissão para toda a população, com atuações do grupo do Grupo Folclórico de Tabuadelo e do cantor vimaranense Francisco Ferreira.

As festividades religiosas terminam, pelas 16 horas, com eucaristia no Santuário e a Procissão de Regresso, entre o Santuário e a Gruta.

Refira-se que na tradicional procissão incorpora-se também anualmente o pequeno Tiago André. Trata-se da criança, natural de Mondim de Basto, que foi, em 18 de julho de 2002, raptado no Hospital de Guimarães, poucos dias depois de ter nascido, vindo a ser encontrado pelos responsáveis da Irmandade no Santuário da Penha. Este ano, dando cumprimento à promessa de custear os estudos do jovem, a Irmandade da Penha vai ofertar ao pequeno Tiago André um computador portátil.