UMinho. Escola de Arquitetura lança novo curso de Mestrado em Design de Produto e Serviços

  • Publicado em Atualidade
Candidaturas abertas até esta sexta-feira

A Universidade do Minho, através da Escola de Arquitetura (EAUM), lança o novo curso de Mestrado em Design de Produto e Serviços, a ter início já no próximo ano letivo 2017/2018.

Este curso oferece uma formação pós-graduada estratégica para a atividade profissional do designer, articulando o exercício crítico, metodológico e teórico, com os aspetos socioculturais e de mercado. Segundo António Bernardo Providência, Doutorado em Design e Diretor do Mestrado, “o curso entende o Design como ferramenta basilar no universo das empresas e instituições, centrando o papel do designer na conceção global da investigação e do desenvolvimento”.

O Mestrado estrutura-se em dois troncos: ‘Experiência de Produto’ e ‘Design de Serviços’. O primeiro ensaia uma forma de aproximação entre produto e utilizador com base no mapeamento das suas necessidades e desejos, a partir de pressupostos tangíveis. O ‘Design de Serviços’ surge da relação interdisciplinar das metodologias e ferramentas clássicas do Design, bem como do “Design thinking”, valorizando o papel do designer enquanto agente central na construção de serviços, em resposta às inovações sociais.

O curso terá lugar nas instalações do Instituto de Design de Guimarães. Maria Manuel Oliveira, Presidente da EAUM, sublinha que “esta localização é determinante para a aproximação a parceiros institucionais e ao território, criando desafios com base na gestão e construção de pensamento estratégico, plural, próprios à atividade do designer.”

As candidaturas encontram-se já a decorrer, terminando no próximo dia 21 de julho.

Este novo curso, a par com a nova Licenciatura em Artes Visuais recentemente acreditada pela A3Es (e que entrará apenas em funcionamento no ano seguinte), vem alargar o leque de oferta formativa da EAUM, fortalecendo a aposta estretégica na área do Design e implementando, pela primeira vez na UMinho, a área das Artes Visuais.

A equipa docente do curso, coordenada por Bernardo Providência, integra Paulo Bago D’Uva, Eduardo Noronha, Lígia Lopes, Miguel Bandeira, e Paula Trigueiros.

Candidaturas de 10 a 21 de julho em: http://candidaturas.alunos.uminho.pt

Informação completa em: http://tinyurl.com/MDPS-EA-UMinho

[ Artigo originalmente publicado no dia 16.07.2017 e atualizado esta sexta-feira, 21.07.2017 ]