Portugal recebeu até abril deste ano mais de 5,3 milhões de turistas

  • Publicado em Atualidade

Portugal está a caminhar a passos largos para registar o melhor ano de sempre no turismo. Se 2016 já tinha sido um ano de recordes, os primeiros quatro meses de 2017 já revelam um crescimento ainda maior. E os números falam por si: o nosso país recebeu até abril mais de 5,3 milhões de turistas, o que representa um aumento de 10,9% face ao ano passado. E os proveitos dos hotéis somaram 714,8 milhões de euros, mais 18,7%, revelam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já a estada média (2,70 noites) aumentou 2,5%, com crescimentos mais notórios no centro (6,9%) e Algarve (5,9%). Ainda assim, Lisboa não escapou a esta tendência e aumentou 2,1%. Quanto à taxa líquida de ocupação-cama (53,8%) apresentou uma variação de +8,9 pontos percentuais e cresceu em todas as regiões. No entanto, as taxas de ocupação mais elevadas ocorreram na Madeira (74%) e na área metropolitana de Lisboa (66,3%).

As dormidas em hotéis (68,8% do total) apresentaram um crescimento de 24,1%. Mas foram registados aumentos nas dormidas em todas as tipologias, com destaque para a evolução verificada nos aldeamentos turísticos (39,9%) e nas pousadas (32,4%).

O mercado externo continua a dar um fôlego ao setor do turismo. Os treze principais mercados emissores representaram 84,9% do total das dormidas de não residentes e apresentaram resultados maioritariamente positivos.

O Reino Unido continua a liderar o ranking dos visitantes ao representar um peso de 21,3% do total de dormidas de não residentes. Este valor é equivalente a um aumento de 12,7% em abril e superior ao verificado nos primeiros quatro meses do ano, que se situou em 8,1%.