Guimarães. Victor Giraldo e Pedro Silva venceram o Prémio de Ciclismo Força Minho

  • Publicado em Atualidade
Taça do Minho de Ciclismo de Estrada

Victor Giraldo e Pedro Silva venceram a primeira edição do Prémio de Ciclismo "Força Minho", prova para os escalões de cadetes e de juniores disputada em Guimarães e pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada. Patrícia Viana foi a melhor atleta sub 23, Mariana Gonçalves a de juniores femininas e João Monteiro de paraciclismo.

As corridas foram disputadas num trajeto de 41 quilómetros percorrido uma vez pelo pelotão de cadetes e duas pelo de juniores, integrando o percurso passagens pelo centro da cidade de Guimarães, Azurém, São Torcato, Gonça, Garfe, Póvoa de Lanhoso e Caldas das Taipas. Após a partida simbólica o pelotão percorreu neutralizado as principais artérias do centro da cidade de Guimarães, tendo a partida real e o início da competição ocorrido nas imediações da Universidade do Minho.

O colombiano Victor Giraldo da equipa Bairrada venceu isolado a corrida de juniores depois de ter protagonizado uma fuga iniciada no concelho da Póvoa de Lanhoso. Com a desvantagem de 39 segundos chegaram à linha de meta Pedro Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Francisco Duarte (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) e Fábio Costa (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) que terminaram a corrida por esta ordem. Rodrigo Silva (Rádio Popular / Boavista - Formação) foi o quinto classificado, tendo a equipa do Centro Ciclista de Barcelos/ AFF /Orbea / Onda ganho a classificação coletiva.

Também muito animada do primeiro ao último momento, a corrida de cadetes foi ganha por Pedro Silva (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) que bateu no sprint final Diogo Narciso (Maia). Com a diferença de 18 segundos chegaram à linha de meta Edgar Santos (Maia), Rui Alves (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) e Daniel Dias (Maia). A vencedora coletiva da prova de cadetes foi a formação da Maia.

João Monteiro foi o melhor em paraciclismo, Patrícia Viana (Tensai / Sambiental / Santa Marta) em Sub 23 femininas e Mariana Gonçalves (Bairrada) em juniores femininas.