Exposição «Bufos» patente até este sábado no Palácio Vila Flor

  • Publicado em Atualidade
Mostra de José Almeida Pereira

O Palácio Vila Flor tem patente até este sábado, 03 de junho, a exposição «Bufos». Esta é uma mostra de José Almeida Pereira, com a participação de Cristina Mateus e Max Fernandes.

Contra a fugacidade do tempo, José Almeida Pereira incita a imaginação do observador e convida-o a demorar-se no espaço sensível da sua subjetividade para escapar à luz estroboscópica das imagens.

As temáticas abordadas nas obras em exposição fazem um retorno aos valores humanos inscritos na pintura, distanciando-se do presente e assumindo esse recuo. As pinturas apresentam-se em camadas de tempo, no contraste entre o preto e branco, o negativo e o positivo, como se se tratasse de uma imagem fotográfica.

Cada obra dá ideia de sobreposição, de sedimentação, de trajeto, de um tempo expresso num espaço. O que se coloca diante de nós são simples espectros, pequenos vestígios, rastos de um conjunto de imagens que teimam em permanecer para sempre na memória. Num tempo onde a imagem é comunicação, a sua fixação na retina não é todavia suficiente para formar conhecimento. Desse modo, a obra-prima citada em cada pintura demora-se porque se fecha no olhar como um segredo.

[ Artigo originalmente publicado no dia 01.06.2017 e atualizado este sábado, 03.06.2017 ]