9º Parlamento Jovem Europeu (1ª Fase) realiza-se esta quinta-feira em Guimarães

  • Publicado em Atualidade
A partir das 15 horas

O 60º aniversário do Tratado de Roma que assinala seis décadas de União Europeia é o tema da nona edição do Parlamento Jovem Europeu, cuja primeira fase decorre esta quinta-feira, 20 de abril, a partir das 15 horas, com alunos de cinco estabelecimentos de ensino vimaranenses a apresentarem os seus argumentos e propostas no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Escola Secundária Francisco de Holanda, Escola Secundária Martins Sarmento, Escola Secundária das Caldas das Taipas, EB 2,3 Santos Simões e Escola Profissional CISAVE são os estabelecimentos de ensino que vão disputar um lugar na final europeia. O vencedor desta fase vai representar Guimarães em Kaiserslautern (Alemanha) no mês de maio, juntamente com a cidade anfitriã, Igualada (Espanha), Compiègne (França), Neuchâtel (Suíça) e Saint-Quentin (França).

Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho, que participam no projeto, apresentam os trabalhos na língua inglesa, iniciando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas.

Findo este período, as escolas participantes serão avaliadas por um Júri Interno, composto pelos participantes da sessão parlamentar, e por um Júri Externo, que integra quatro elementos convidados pela Câmara Municipal de Guimarães. Após a atribuição da pontuação final, será encontrado o representante oficial do Município de Guimarães na 2ª fase do Parlamento Jovem Europeu, que decorrerá no próximo mês.