Idosos comemoraram Dia Mundial do Teatro no Multiusos de Guimarães

  • Publicado em Atualidade
930 idosos participaram no evento

Cerca de um milhar de idosos, pertencentes a 35 instituições de solidariedade social do concelho de Guimarães, comemorou o Dia Mundial do Teatro, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal. A tarde no Multiusos de Guimarães ficou marcada pela apresentação de trechos teatrais, mas também por momentos de música.

A exibição da performance “De Criança a Velhinho”, cuja apresentação esteve a cargo do grupo Encontro de Saberes, abordou as diferentes memórias de vida dos nossos idosos, enquanto o Centro Social Cultural Desportivo de Vila Nova de Sande apresentou a peça “A Carochinha e o João Ratão” e a ADCL exibiu excertos do projeto “Então Vamos”. O músico Tiago Maroto encerrou a tarde com a apresentação musical de um conjunto de concertinas.

A iniciativa resultou de um «trabalho em rede das instituições», como referiu Paula Oliveira, Vereadora do Município de Guimarães, com competências delegadas na área da Ação Social. «O teatro é uma arte que permite expressar as nossas emoções e as nossas vivências! É também a arte do encontro, da partilha, de experiências e de memórias de vida», acrescentou ainda.

A comemoração do Dia Mundial do Teatro, celebrado no âmbito das atividades da Terceira Idade, contou com a organização da Fraterna, Rede Social, Tempo Livre e das instituições de apoio a idosos. Promover a arte do teatro como forma de expressão, proporcionando momentos de entretenimento e alegria, foi um dos objetivos desta iniciativa que reuniu mais de três dezenas de entidades de âmbito social.