Pista de Atletismo Gémeos Castro assinala o 15º aniversário

  • Publicado em Atualidade
Com iniciativas esta sexta-feira e no domingo

O 15º aniversário da Pista de Atletismo Gémeos Castro é assinalado pela Tempo Livre com a realização da corrida «15 anos > 15 kms» e um «open day» em que todos os interessados poderão experimentar as disciplinas técnicas de atletismo.

Depois da realização do «open day» na sexta-feira, este domingo decorrerá a corrida «15 anos > 15 kms», com início às 10 horas na Pista de Atletismo, percorrendo também o Parque da Cidade Desportiva. 

Inaugurada a 2 de Março de 2002 e denominada Pista de Atletismo Gémeos Castro, em homenagem aos atletas internacionais vimaranenses Domingos e Dionísio Castro, a instalação é um dos equipamentos desportivos vocacionado para o atletismo mais modernos do país, tendo já acolhido importantes competições desportivas da modalidade, nele funcionando também o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães.

Acolhendo uma média de 60 eventos anuais e registando uma utilização mensal superior a 1200 utentes, a Pista de Atletismo Gémeos Castro está dotada de 8 corredores em piso sintético e equipada para todas as modalidades do atletismo, possuindo ainda balneários, espaços/salas de apoio e uma bancada para 1200 pessoas.

Quinze anos após a inauguração, a Pista de Atletismo Gémeos Castro encontra-se dotada de mais e melhores condições de utilização pelos utentes, acolhendo regularmente, além das atividades de atletismo, treinos e competições de râguebi e futebol jovem. Além disso, atividades como as Mini Olimpíadas (atividades para as crianças do pré-escolar), Jogos da Comunidade (atividades lúdicas e recreativas inter-freguesias)e Liga Mini (torneio de futebol jovem) são realizadas anualmente na Pista de Atletismo.

Aberta à utilização geral, a Pista de Atletismo Gémeos Castro é também local de treino de atletas e equipas de alta competição que frequentemente elegem a instalação para a realização de atividades regulares ou pontuais.

Desde a inauguração a Pista de Atletismo Gémeos Castro foi palco de diversas competições promovidas pela Federação Portuguesa de Atletismo, entre as quais, o Campeonato Nacional de Corta-Mato e Campeonatos Nacionais de Atletismo de diversas categorias, assim como de competições de âmbito regional, do desporto escolar e do desporto universitário.

[ Artigo originalmente publicado no dia 09.03.2017 e atualizado este domingo, 19.03.2017 ]