Sessão sobre o «Fim de Vida» vai estar em debate no Hospital de Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Esta manhã

O Hospital da Senhora da Oliveira, através da sua Comissão de Ética para a Saúde, organiza a sessão «Diálogos de Ética: Fim de Vida». O evento realiza-se esta quinta-feira, dia 20 de outubro, com início pelas 9 horas, no auditório do Hospital.

A Comissão de Ética para a Saúde (CES) regressa assim ao primeiro tema dos «Diálogos de Ética» que iniciou em 2009, com a participação de conceituados oradores, convidando os profissionais de saúde e a comunidade em geral a participar nesta sessão.

Segundo o Presidente da CES do Hospital, João Reis, "a doença incurável acarreta para a pessoa uma série de perdas sucessivas, que colocam em perigo o seu equilíbrio. Estas perdas surgem, em primeiro lugar, da própria doença, mas também das hospitalizações necessárias, dos tratamentos com a sua sequência de efeitos laterais penosos e das recaídas ou ausência de cura".

Os temas apresentados serão a «Eutanásia», a «Morte Medicamente Assistida», a «Futilidade Terapêutica», os «Cuidados Paliativos: Adequação Terapêutica» e os «Cuidados Paliativos: Hidratação e Alimentação».

 [ Artigo originalmente publicado no dia 14.10.2016 e atualizado esta quinta-feira, 20.10.2016 ]