Ciclismo. Vimaranense José Mendes disputa a prova de estrada nos Jogos Olímpicos

  • Publicado em Atualidade
Este sábado

O ciclista José Mendes disputa este sábado prova de fundo de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O atleta vimaranense, que vai alinhar com o dorsal 81, integra a seleção portuguesa, composta pelo chefe de fila Rui Costa, André Cardoso e Nelson Oliveira.

A corrida tem início às 9:30 horas, mais quatro horas em Portugal (13:30 horas). Com um percurso de 237,5 quilómetros, esta é uma prova que se prevê muito exigente, pois, além das condições especiais de temperatura e humidade do Rio de Janeiro, o trajeto é bastante seletivo. 

Os corredores vão cumprir quatro voltas a um circuito inicial, que inclui as subidas de Grumari (1,3 km com inclinação média de 9,4 por cento e inclinação máxima de 24,1 por cento) e Grota Funda (2,1 km com pendente média de 6,8 por cento e máxima de 10,3 por cento), e ainda um outro circuito, que terá de ser coberto três vezes, no qual está a subida de Canoas e Vista Chinesa (8,9 km de extensão com inclinação média de 6,2 por cento e máxima de 19,9 por cento). Quando ultrapassarem esta dificuldade pela terceira e última vez, os ciclistas estarão a cerca de 15 quilómetros da meta.